Toyota Etios Platinum 2017

Versão top de linha tem design exclusivo, com destaque para a  nova frente com design mais sofisticado.

R$ 62.490,00 – Hatchback com câmbio automático

R$ 65.990,00 – Sedã com câmbio automático

AMAURI TERUO YAMAZAKI – SP

IRIA NORI

A Toyota lançou no mercado brasileiro em agosto, a linha 2017 do Etios Platinum, o carro compacto de luxo da Toyota. Ele é destinado para os consumidores que podem pagar um pouco a mais, tendo como contrapartida mais conforto e sofisticação.

O Etios Platinum 2017 é o modelo topo da linha do Etios e destaca-se por itens exclusivos, como novas rodas de liga leve de 15 polegadas, acabamento preto na coluna central, grade dianteira na cor do carro, máscara negra na lanterna traseira, acabamento dos bancos em couro e material sintético e aerofólio traseiro (sedã).

Mas o grande destaque é o seu design exclusivo, com para-choques dianteiro e traseiro e grade frontal diferenciado, desenvolvido pela Toyota do Brasil.

Atendendo as observações dos clientes e da imprensa especializada, toda a linha Etios já havia ganhado neste ano melhoria no isolamento acústico, suspensão e direção elétrica recalibradas, painel de instrumentos digital TFT, com visor de 4.2 polegadas (Toyota Smart Screen), motor 1.5 litro Dual VVT-i e câmbio automático de quatro velocidades.

Por fora, o Etios Platinum 2017 ganhou novos para-choques dianteiros e traseiros, com mais vincos e que garantem um aspecto de robustez e sofisticação ao modelo.

A grade dianteira na cor do carro também foi modificada e as lanternas traseiras vêm com máscara negra e sensor de estacionamento. Internamente, a série especial traz itens como os bancos que mesclam couro e material sintético, além do sistema multimídia Toyota Play, com áudio, TV digital, DVD, GPS, câmera de ré e Bluetooth®.

O modelo conta com direção eletroassistida progressiva (EPS); ar-condicionado; abertura elétrica (hatchback) e interna (sedã) do porta-malas e do tanque de combustível; chave com comando de abertura e fechamento das quatro portas; controle de velocidade de cruzeiro; travas elétricas; e alto-falantes e tweeters.

Entre os itens obrigatórios, o Etios Platinum 2017 possui airbag duplo dianteiro e freios com sistema ABS de última geração. Os comandos do ar-condicionado do modelo foram aprimorados, com um compressor de software mais avançado.

MOTOR

4 cilindros, 1.5L Flex, Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas, com 107 cv de potência a 5.600 rpm, com etanol, e 102 cv, também a 5.600 giros, com gasolina. O torque a 4.000 giros é de 14,7 kgfm (com etanol) e de 14,3 kgfm (com gasolina).

CÂMBIO

O Etios Platinum hatch e sedã estão disponíveis apenas com câmbio automático de quatro marchas, com novo software de gerenciamento. A tecnologia analisa a condição de uso do veículo (ladeiras, trânsito etc.) e a posição do pedal do acelerador, selecionando a marcha mais adequada para cada situação de condução. Com este software as trocas de marcha ficaram mais suaves e as respostas mais rápidas.

ACABAMENTO INTERNO

Malagrine
Painel de instrumentos do Etios Platinum.

O painel de instrumentos conta com um display de 4.2 polegadas, com tecnologia TFT de alta resolução. No painel dois grandes círculos reúnem as informações de bordo: o do lado direito mostra o conta-giros e o termômetro do motor, o esquerdo, o velocímetro e o indicador de combustível. A tela exibe também diversas informações sobre condução, em projeção tridimensional. Entre elas, a marcha que está sendo utilizada na transmissão automática. Outro item de exclusividade é a iluminação clear blue do painel de instrumentos, para os indicadores de velocidade e rotação do motor, sistema de áudio, relógio e ar-condicionado.

SEGURANÇA – Todas as versões são equipadas com airbag frontal duplo e freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD).

CORES – O Etios Platinum 2017 está disponível em três cores – Prata Lua Nova, Branco Perolizado e Preto Infinito.

CUSTO DE MANUTENÇÃO: Até os 60.000 km o custo total com as revisões é de R$ 2.400,00.

Fotos: Toyota

COMPARTILHAR

Comentários desabilitados.