Nova versão ganhou reestilização e novos equipamentos.

Andamos no Toyota Corolla Cross 2025.

Tivemos a oportunidade de avaliar o Corolla Cross XRX versão topo de linha com motor 2.0 flex produzida na cidade de Sorocaba, no interior do Estado de São Paulo.

A princípio, o modelo ganhou atualizações importantes para se manter atualizado frente à concorrência.

O Corolla Cross 2025 ganhou dianteira renovada, com nova grade em estilo colmeia. O conjunto óptico ganhou novo design nas versões XRX Hybrid, GR-Sport e XRX, combinando de forma  mais integrada farol alto e baixo intensidade em lente única, com assinatura em LED e indicadores de direção sequencial.

Modelo ganhou nova grande frontal e pista progressivo em LED. Amauri Yamazaki

As novas rodas de liga leve de 18’’, desde a versão XRE, chegam também com novo design para as configurações XRX e XRX Hybridd.

Rodas de liga-leve 18 polegadas desde a versão XRE. Amauri Yamazaki

A dirigibilidade é boa graças ao motor 2.0 com 175 cv de potência, a suspensão confortável do modelo e a grande área envidraçada facilitando as manobras.

Interior

Novo painel digital de 12,3″, presente em todas as versões a partir da XRE, com 3 menus configuráveis para acesso intuitivo as informações de condução.

Interior da versão XRX 2.0 flex. Amauri Yamazaki
Novo painel digital de 12,3 polegadas. Amauri Yamazaki

Toda a linha 2025 do SUV ganhou freio de estacionamento eletrônico, carregador de celular por indução nas versões XRE, XRX, GR-SPORT e XRX Hybrid, além do sistema elétrico de abertura e fechamento do porta-malas para as configurações XRX, GR-SPORT e XRX Hybrid.

Tela multimídia de 9″ com pareamento de smartphone sem fio e ar-condicionado de 2 zonas. Amauri Yamazaki

Nesse sentido, este mecanismo pode ser acionado com os pés por meio de sensores (kick sensor).

Bancos em couro legítimo e ajuste elétrico para o motorista. Amauri Yamazaki

Novos acabamentos internos proporcionam a percepção de uma categoria superior, incluindo novo forro de teto em tecido, novas capas dos assentos e detalhes de combinação de cores e texturas de bancos, portas, console e painel. Além disso, a iluminação ambiente agora está disponível desde a versão XRE.

Bom espaço para os passageiros do banco traseiro com dutos de ar-condicionado. Amauri Yamazaki

Equipado com direção eletroassistida progressiva, ar-condicionado digital de 2 zonas com saída traseira para as versões XRX, GR-Sport e XRX Hybrid -, banco do motorista com 6 regulagens para altura, distância e inclinação, ajustes para inclinação do encosto e do assento nas mesmas 3 versões acima.

Motor

A versão testada tem motor flex 2.0 Dynamic Force Dual VVT-iE 16V DOHC, com 175 cv de potência e torque de 20,8 kgfm, recebeu a implementação do sistema ORVR (On Board Refueling Vapor Recovery).

A transmissão Direct Shift dessas configurações simula 10 marchas, combinando a suavidade de uma transmissão CVT convencional com uma sensação de aceleração direta, graças a uma engrenagem mecânica que atua na arrancada do veículo, melhorando a aceleração em primeira marcha.

Consumo cidade: 6,3 km/l com etanol.
Consumo estrada: 10 km/l com etanol.

Design externo teve poucas alterações com novas lanternas traseiras redesenhadas. Amauri Yamazaki

As lanternas traseiras foram redesenhadas e conferem ao SUV uma presença ainda mais marcante.

Segurança

O modelo ganhou Controle de Velocidade de Cruzeiro Adaptativo (ACC) para todas as velocidades, juntamente com o suporte à frenagem de estacionamento (PKSB) disponível nas configurações XRX Hybrid, GR-Sport e XRX.

Além disso, dois novos sensores dianteiros de estacionamento foram incorporados para garantir mais segurança e precisão ao manobrar.

O SUV é ainda equipado de série com o sistema de segurança ativa Toyota Safety Sense (TSS) que contempla recursos como:

Sistema de Pré-Colisão Frontal (PCS): utiliza câmera e o radar para detectar veículos e, diante da possibilidade de uma colisão, alerta o motorista com avisos sonoros e visuais e ativa a assistência de frenagem para evitar ou reduzir o impacto. No Corolla Cross, o sistema também detecta pedestres e ciclistas.

Sistema de Assistência de Permanência de Faixa (LTA), com função de Alerta de Mudança de Faixa (LDA): o sistema é projetado para detectar desvios de pista quando as linhas divisórias são visíveis. Ao ouvir e ver os alertas o veículo deve ser redirecionado para o centro da pista. Esse sistema inclui a funcionalidade de condução assistida, que, junto com o LTA, observa as marcações da estrada e faz ajustes para ajudá-lo a manter sua posição.

Faróis altos automáticos (AHB): projetado para ajudar o motorista a ver mais claramente à noite sem prejudicar outros motoristas, trabalhando com uma câmera a bordo para detectar os faróis dos veículos que se aproximam e os faróis traseiros dos veículos na frente, alternando automaticamente entre os faróis altos e baixos.

Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC): Permite a condução a uma velocidade constante predeterminada. O ACC usa o radar de ondas milimétricas montado na grade frontal e a câmera projetada a bordo para detectar veículos, calcular sua distância e ajustar a velocidade para ajudar a manter uma distância predeterminada de veículo para veículo.

Tampa do porta-malas agora com acionamento elétrico. Amauri Yamazaki

 

Andamos no Toyota Corolla Cross 2025.

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18 Comentáros

  1. Francisco Edvando

    Já andei em um desse e top d mais e Lindao.

  2. Genildo p

    Toyota sempre nos surpreendendo com carros incríveis.

  3. Lindo carro, nova versão maravilhosa…design incrível….eu compraria

  4. Antônio Barbosa

    Agora sim esse carro ficou bom com essa nova
    multimídia!!! Excelente!!!