Empresa fabrica chips voltados a inteligência artificial.
Fabricante de chips atinge US$1 trilhão em valor de mercado.
Mais uma empresa fabricante de chips alcança um valor trilionário em dólar na Bolsa nos Estados Unidos.
A Broadcom projeta uma enorme expansão na demanda por chips destinados à inteligência artificial elevando seu valor de mercado para mais de 1 trilhão de dólares.
As ações da empresa subiram 21% após o CEO, Hock Tan, afirmar que a IA pode gerar receita entre 60 bilhões e 90 bilhões de dólares até 2027, mais de quatro vezes o tamanho atual do mercado.
Além disso, a Broadcom antecipou uma receita no primeiro trimestre superior às expectativas do mercado.
Vários analistas destacaram a dificuldade de prever o crescimento do mercado e a participação da Broadcom, com a TD Cowen observando que a previsão é “difícil de confirmar ou refutar, mas é impressionante”.
Tecnologia
O movimento das grandes empresas de tecnologia para diversificar além dos processadores de IA da Nvidia, que são caros e apresentam restrições de fornecimento, tem favorecido a Broadcom, que fabrica chips personalizados para grandes empresas de computação em nuvem.
Os investidores também têm favorecido fabricantes de chips que já se beneficiam da construção de enormes data centers por empresas como Microsoft e Meta, enquanto ainda há dúvidas sobre o retorno do investimento em IA como um todo.
Tan afirmou que a empresa conquistou dois grandes clientes após gerar 12,2 bilhões de dólares em receita com IA no ano fiscal de 2024, o que representou uma parcela significativa de seu mercado útil total estimado entre 15 bilhões e 20 bilhões de dólares.
Com relação à oportunidade de 2027, a Broadcom pode alcançar até 50 bilhões de dólares em vendas de IA, com base em uma participação de mercado estimada em 70% para 2024. Contudo, alertaram que é difícil prever a participação da empresa, já que o mercado de serviços pode incluir processadores vendidos por empresas como a Nvidia.
Um alista da Rosenblatt Securities, estimou uma participação de mercado bem menor para a Broadcom em 2027, entre 20% e 50%.
Os investidorestêm adquirido ações da Broadcom, que são negociadas a múltiplos mais baixos do que as concorrentes.
A Broadcom possui um índice preço/lucro de 29,8 para os próximos 12 meses, contra 31,03 da Nvidia, a primeira empresa de chips a alcançar 1 trilhão de dólares em valor de mercado, de acordo com dados da LSEG.
As ações da Broadcom subiram mais de 60% neste ano, enquanto as ações da Nvidia mais que dobraram, até o último fechamento.
Fabricante de chips atinge US$1 trilhão em valor de mercado.