Andamos com o Renault Captur?Intense?com motor 1.6 com 120 cv? de pot?ncia e o novo c?mbio CVT X Tronic da Nissan. Pre?o a partir de R$ 89.950,00.

Amauri Teruo Yamazaki?- S?o Paulo – SP

Quando foi lan?ado no primeiro semestre deste ano, o Captur com motor 1.6, tinha apenas a op??o de c?mbio manual, ou o c?mbio autom?tico com apenas 4 marchas para o motor 2.0. Como o cliente para este n?vel de ve?culo ? mais exigente, foi solicitado para montadora, uma op??o de c?mbio autom?tico para o motor 1.6

A Renault declarou que em poucos meses, esta op??o estaria no mercado e a agora ele est? nas ruas.

O c?mbio CVT X Tronic ? bem mais moderno e eficiente que o c?mbio autom?tico de 4 marchas da vers?o com motor 2.0. Este tipo de c?mbio oferece rela??es de marcha continuamente vari?veis e?aproveita melhor a pot?ncia do motor, reduzindo o desperd?cio de energia dos c?mbios autom?ticos mais antigos.??Com isso, proporciona melhor performance, com um ganho tamb?m no consumo de combust?vel. Por?m, em alguns modelos, o c?mbio CVT n?o ? t?o eficiente no consumo de combust?vel na estrada.

DIRIGIBILIDADE

A posi??o do motorista ? excelente fazendo com que o mesmo se sinta a vontade no ve?culo. A excelente altura do Captur com rela??o ao solo, faz com que o motorista n?o se preocupe com os buracos e irregularidades das ruas e estradas do pa?s. Neste aspecto, d? para dirigir tranquilo sem medo de pegar um buraco ou uma vala.

MOTOR

Transversal, 4 cilindros, 1.6 flex, 16V,?com 120 cv de pot?ncia a 5.500 rpm com etanol e 118 cv com gasolina. Torque de 16,2 kgf.m a 4.000 rpm com etanol ou gasolina. ? o mesmo motor que equipa o Nissan Kicks, fruto da alian?a global?Renault-Nissan. Com 4 pessoas no ve?culo, ou nas subidas, a falta de torque em baixa rota??o?aparece, mas o SUV segue em frente. No nosso per?odo de avalia??o o Captur 1.6 CVT fez uma m?dia de 7,0 km por litro de etanol na cidade.

C?MBIO

O novo c?mbio CVT X Tronic funciona bem, apagando da lembran?a o c?mbio autom?tico de apenas 4 marchas da vers?o 2.0. Por?m, falta um pouco de torque do motor principalmente em baixas rota??es.

DESIGN

O Captur tem o melhor design do segmento combinando robustez, ousadia e sofistica??o. Apesar de n?o ser novidade no mercado brasileiro, o Catpur desfila nas ruas e avenidas, chamando a aten??o de motoristas e pedestres, que observam com admira??o as linhas do modelo. As combina??es de duas cores da carroceria, como o vermelho com teto preto na vers?o testada, s?o de muito bom gosto e com certeza, s?o um item importante na decis?o final do cliente no momento da compra. Na lateral, uma barra cromada na parte inferior das portas destaca a eleg?ncia do modelo.

Design ? o ponto forte do Captur. Combina??es de cores de muito bom gosto fazem o SUV desfilar nas ruas. Foto: Amauri Yamazaki
Altura de 212 mm do solo faz com que o motorista passe com tranquilidade pelas ruas esburacadas do pa?s. Barra cromada na parte de baixo das portas contribui para dar uma apar?ncia sofisticada ao modelo Foto: Amauri Yamazaki

PAINEL DE INSTRUMENTOS

Moderno e com design ousado, assim como todo o carro. Por?m, faltam mais informa??es simult?neas no painel. O computador de bordo mostra uma informa??o de cada vez, o que faz com que o motorista mexa muito no comando de informa??es. Com mais informa??es simult?neas, o motorista pode concentrar os olhos no tr?nsito.

Painel de instrumentos do Renault Captur 1.6 com c?mbio CVT. Foto: Renault
Painel de instrumentos do Renault Captur 1.6 com c?mbio CVT. Foto: Renault

CONECTIVIDADE

Media Nav dispon?vel em todas as suas vers?es. De forma intuitiva, o motorista?acessa e configura a funcionalidade da central multim?dia, atrav?s da tela touchscreen de 7 polegadas, que possui: GPS integrado, Bluetooth, c?mera de r?, medidor de economia de combust?vel e instrutor de economia.

CHAVE EM FORMATO DE CART?O

O SUV traz chave cart?o que possibilita a igni??o simplesmente com a presen?a do cart?o no interior do ve?culo. J? a abertura e o travamento das portas e do porta-malas acontecem por aproxima??o ou afastamento, sem necessidade de tocar no cart?o. Muito confort?vel.

SEGURAN?A

Vem com controle de estabilidade (ESP), controle de tra??o (ASR), quatro airbags de s?rie (2 frontais e 2 laterais) e sistema ISOFIX para fixa??o das cadeirinhas no banco traseiro. Todas as vers?es contam com luzes de rodagem diurna (DRL), freios ABS, aux?lio de frenagem de emerg?ncia (AFU) e distribui??o eletr?nica de frenagem (EDB) e assist?ncia de partida em rampa (HSA).

PORTA MALAS

Possui capacidade de 437 litros, a mesma do Honda HR-V e acima dos 283?litros do Jeep Renegade.

O porta malas tem capacidade para litros ? maior do que o do concorrente Jeep Renegade. Foto: Amauri Yamazaki
O porta malas tem capacidade para 437?litros sendo maior do que o do concorrente Jeep Renegade. Foto: Amauri Yamazaki

CORNERING LIGHTS

Outro recurso importante?s?o as luzes de convers?o chamadas de Cornering Lights, que s?o integradas aos far?is de neblina dianteiros. Estas luzes?s?o acionadas automaticamente ao girar o volante, permitindo melhor visibilidade em ?reas de menor luminosidade.

Cornering Lights quando o motorista gira o volante. Foto: Amauri Yamazaki
Cornering Lights quando o motorista gira o volante. Foto: Amauri Yamazaki

DIMENS?ES

  • 4,33 metros de comprimento
  • 1,81 metros de largura
  • 1,62 metros de altura
  • 2,67 metros de dist?ncia entre eixos
  • 212 mm de altura do solo
  • 708 mm de posi??o de dire??o (Ponto H)
  • ?ngulo de entrada: 23?
  • ?ngulo de sa?da: 31?
Design e combina??o de cores s?o o grande atrativo do modelo. Foto: Amauri Yamazaki
Design e combina??o de cores s?o o grande atrativo do modelo que chama a aten??o por onde passa. Foto: Amauri Yamazaki

CORES

A carroceria pode ter as cores: branca, preta, marrom, laranja, marfim, vermelha, prata ou cinza. O teto do Captur pode ser preto ou marfim.

VERS?ES

Dispon?vel em duas vers?es:

ZEN: Luzes diurnas de LED, rodas de 17 polegadas, ar-condicionado, acesso e partida presenciais (com cart?o), dire??o eletro-hidr?ulica, controle de velocidade de cruzeiro, sensor de r?, vidros e travas el?tricos, airbags frontais e laterais e controles de tra??o e estabilidade.

INTENSE: Mais ar-condicionado digital, c?mera de r?, sensores de luz e chuva e central multim?dia.

COMPARTILHAR

Comentários desabilitados.