• Produzido no México veículo foi desenvolvido para receber blindagem com configuração específica

• Versão blindada tem 500 kg a mais do que as versões do Q5 para resistir a disparos de armas de calibre até .44

São Paulo – SP

A Audi do Brasil apresentou no mercado nacional o Q5 Security, o primeiro SUV da marca a ser vendido em versão blindada de fábrica, ao preço de R$ 370.990,00.

Por fora, o SUV é praticamente idêntico às versões já existentes do Q5, mas de acordo com a montadora trata-se de um carro totalmente novo.

Desde o início de seu desenvolvimento o Q5 Security recebeu materiais de proteção para suportar a blindagem, com novos conjuntos de freios e suspensão, sendo submetido inclusive a crash tests.

As peças protetoras utilizadas são certificadas na classe III-A da ABNT NBR 15000, usada amplamente na América do Sul e que se tornou padrão no mercado nacional, por ter o maior grau de proteção disponível para uso civil no Brasil.

O Audi Q5 Security resiste a disparos de armas como a Magnum 357, 9mm (pistolas e submetralhadoras), espingardas calibre 12 e até de calibre .44, que protege os ocupantes do veículo contra ataques.

Por fora, o veículo é praticamente o mesmo que o Q5 sem blindagem. Foto: Renan Senra

Portas, tampa do porta-malas, teto e laterais, bem como a parede corta-fogo do compartimento do motor são reforçadas com peças feitas de aço de alta resistência. As janelas do automóvel consistem em vidros à prova de balas com multicamadas.

A célula balística é construída de modo que os ocupantes tenham uma proteção excelente, independentemente de onde as balas sejam disparadas.

“O grande diferencial do veículo é que ele não tem adaptações. Foi, de fato, desenvolvido desde o início para receber os recursos especiais de proteção em todos os processos de concepção. Estamos felizes em oferecer aos nossos clientes mais esta opção premium, que alia elevado nível de segurança, tecnologia, conforto e sofisticação”, afirma Johannes Roscheck, CEO e presidente da Audi do Brasil.

Para receber a blindagem, a Audi equipou o Q5 Security com o mesmo conjunto de freios do SQ5, que tem maior capacidade de frenagem. Além disso, o modelo possui o ESP calibrado, não tem teto solar, utiliza chapas de aço e não mantas em sua estrutura e o porta-malas tem acionamento elétrico e pistões reforçados.

O motor é o 2.0 TFSI a gasolina, com 252 cv de potência e 370 Nm de torque, disponíveis entre 1.600 e 4.500 rpm.

A transmissão é S tronic de sete velocidades com sistema de tração quattro.

O modelo acelera de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos e a velocidade máxima é de 235 km/h.

A suspensão foi ajustada para o peso maior do veículo blindado – o peso em ordem de marcha (sem o motorista) é de 2.295 kg, ou seja, 500 kg a mais do que a versão original do Q5.

As rodas de 19 polegadas são calçadas com pneus Run Flat, que permitem a rodagem sem ar por até 80 km a uma velocidade de até 80 km/h. O sistema de freios foi generosamente dimensionado: os discos dianteiros medem 350 mm de diâmetro.

Os arcos das rodas pronunciados fazem uma referência ao sistema de tração integral quattro.

Arcos de rodas 19 polegadas que permitem rodagem sem ar por até 80 km. Foto: Renan Senra

O Q5 Security sai da linha de montagem no México com o sistema Audi Drive Select, ar-condicionado automático, bancos dianteiros com ajuste lombar, Virtual Cockpit, controle de cruzeiro com limitador de velocidade, sensor de luz e chuva, volante multifuncional, monitoramento dos pneus, faróis com ajuste automático de altura, auto hold, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, câmera de ré, Audi Smartphone Interface e sistema de navegação.

Vidros escurecidos na traseira são de série no modelo (padrão americano), bem como o sistema de ar-condicionado automático de três zonas, sistema de som 3D Bang&Olufsen e acionamento elétrico do porta-malas, incomum em veículos blindados devido ao excesso de peso.

O interior oferece bastante espaço para cinco ocupantes e as linhas horizontais destacam a largura e o conforto.

Interior amplo e confortável de um Q5 com painel digital configurável. Foto: Renan Senra Fotografia

O compartimento de bagagem possui 550 litros e, com o banco traseiro totalmente rebatido, o volume aumenta para 1.550 litros.

Como opcional, o Q5 Security traz o sistema de alarme com intercomunicador e o pacote Audi Side Assist, que contempla ampla variedade de recursos de alta tecnologia, como o Assistente de Tráfego Reverso, o Exit Warning Assist (que alerta o motorista sobre risco de colisão ao abrir a porta), o Pre Sense traseiro (sistema que aciona itens de segurança na iminência de impacto traseiro) e a Câmera 360°.

Touchpad integrado reconhece letras escritas à mão facilitando bastante a localização no menu de contatos. Ao lado do câmbio botões do sistema de segurança da versão blindada. Foto: Renan

O display do Q5 Security apresenta gráficos brilhantes em sua tela de alta resolução com 12,3 polegadas, pela qual o motorista pode escolher dois pontos de vista – uma versão clássica com grandes indicadores circulares ou uma versão progressiva na qual o mapa de navegação ou listas sejam predominantes.

O terminal MMI no console central atua como principal elemento de controle. Além dos sistemas de entretenimento e informação, o MMI plus com navegação tem tela de 8,3 polegadas e botão rotativo com touchpad integrado, que reconhece letras escritas à mão.

O Q5 Security permite ao motorista seis modos de condução: off-road, comfort, efficiency, dynamics, auto e individual.

O processo de fabricação do Q5 Security está em conformidade com os padrões de qualidade da montadora alemã e o Q5 Security tem garantia total da Audi, o que não acontece com as blindagens independentes, que são adaptadas a cada modelo.

O preço sugerido no Brasil é de R$ 370.990,00.

Garantia total Audi proporciona segurança ao proprietário. Foto: Renan Senra

COMPARTILHAR

Comentários desabilitados.